Atlar Innovation

Atlar_logo_350x350

Monitorização e Controlo Aeroespacial

Estação terrestre como serviço

>

homem do espaco do dia do astronauta-em-traje-de traje espacial em branco capacete de vidro-aberto segurando a mao levantada do computador

A Atlar é a principal entidade portuguesa em operação, monitorização e manutenção do Centro Nacional de Operações para Rastreio e Vigilância de Detritos Espaciais, com um contrato com o Ministério da Defesa para o serviço EU SST.

usa-hawaii-mauna-kea-volcano-telescopes-at-maun-2022-12-16-22-44-42-utc-copy.jpg

O programa nacional SST visa garantir a sua própria capacidade de monitorização, caracterização e rastreamento de objetos que, movendo-se em órbitas próximas da Terra, que possam representar um perigo real para infraestruturas espaciais e para cidadãos na superfície da Terra, como reentrada e queda na superfície de objetos provenientes do espaço.

Este programa permite a recolha e processamento de dados potencialmente sensíveis sobre a órbita, classificação e possível identificação de satélites, cujas atividades podem contribuir para ou afetar as ações de entidades governamentais, sendo que os dados recolhidos e processados podem ser considerados assuntos classificados de elevada relevância militar, estratégica, diplomática e política.

Pampilhosa Radar Image

COpE

O Centro de Operações Espaciais (COpE) constitui o centro nervoso do SST e é um elemento fundamental da rede nacional de SST

modern-equipped-computer-lab-1080x720

Embora seja principalmente destinado a desenvolver operações contínuas e permanentes, numa base 24/24, para vigilância e rastreamento de objetos em órbita e a prestação de serviços associados, adiciona outras funcionalidades para formação nacional:
✓ Formação e desenvolvimento de competências na área Aeroespacial;
✓ Testes de funcionalidade, ligação a outros Centros SST no estrangeiro;
✓ Dinamização de atividades públicas para disseminação, formação e educação do ambiente espacial.

Os serviços anteriormente concedidos estiveram envolvidos na assunção da qualificação inicial da rede SST-PT. Tendo alcançado esta capacidade, é agora necessário melhorar e desenvolver esta mesma capacidade para níveis de proficiência e especialização adequados aos requisitos dos compromissos nacionais e internacionais assumidos no âmbito dos acordos do programa SST europeu e perante o consórcio europeu.

aerospace monitoring
admin-runs-code-laptop-data-center-1200x800

Para manter os elevados padrões de qualidade, segurança, confidencialidade e integridade dos dados e informações gerados, bem como o seu tratamento e desenvolvimento na rede SST-PT, aumentamos os níveis de especialização e formação dos recursos humanos alocados à prestação de serviços.

Os operadores de satélites globais gastam 14 milhões de euros anualmente em manobras de desvio de impacto de detritos.
Mais de 99% dos casos são falsos alertas.
✓ Uma das nossas missões é reduzir o número de falsos alertas;
✓ E com isso reduzir significativamente os custos do controlo de tráfego espacial.

graph-growth-success-improvement-development-business-1080x681

Calibração

O consórcio de Vigilância e Rastreio Espacial da União Europeia (EUSST), do qual Portugal é um contribuinte ativo, desempenha um papel crucial na garantia da integridade dos ativos espaciais europeus e da segurança em terra. Esta organização coordena e valida campanhas de calibração, reconhecendo a importância da precisão para possibilitar processos de tomada de decisão informados, como manobrar satélites para evitar colisões. Processos meticulosos de calibração asseguram a fiabilidade e precisão necessárias para proteger eficazmente os ativos espaciais europeus.

Satellite Image

Para realizar a calibração, são desenvolvidos planos de observação para Madeira (Rastreamento e Vigilância) e Pampilhosa (Vigilância), utilizando dados GNSS. As observações recolhidas são então comparadas com os dados de referência (TLE). Durante o processo de calibração, as órbitas dos satélites são consideradas como a 'verdadeira posição'. Ao avaliar os resíduos das observações em comparação com a órbita de referência, são obtidos insights valiosos sobre o ruído de medição do sensor e a identificação de viés.

Esta informação permite a compensação de viés identificados e o estabelecimento de limites para erros de medição. Observações precisas são garantidas através da utilização de sensores calibrados, minimizando eficazmente o ruído e artefactos como defeitos de pixels e ruído térmico. Alcançar carimbos de tempo precisos para as observações também é vital, tendo em conta fatores como atrasos na execução de software e elementos de hardware. Sistemas personalizados são desenvolvidos para minimizar estes efeitos e melhorar a precisão do tempo. A Inovação ATLAR passou por quatro Campanhas de Calibração bem-sucedidas no último ano e considera-se que os sensores estão calibrados.

Vem explorar connosco

Explore possibilidades infinitas e descubra novos horizontes com o nosso apoio e orientação inabalável ao seu lado.

Certificados

certificates
pt_PT
Join Our Newsletter

By clicking the Subscribe button you acknowledge having read the
Política de Privacidade of Atlar Innovation where we explain how we use and protect your personal data.

Junte-se à nossa Newsletter

Ao clicar no botão Inscrever-se, reconhece ter lido a Política de Privacidade da Atlar Innovation, onde explicamos como utilizamos e protegemos os seus dados pessoais.